Pesquisar neste blog

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Como escolher e criar um domínio ideal para o seu site

         O que é um domínio e para que serve?

         Um domínio é o nome memorizável que se dá ao espaço dentro de um servidor de internet(endereço de IP).

         Toda página de internet está alojada em um servidor/host, que é onde residem os arquivos e dados que a formam. O domínio nos ajuda a lembrar de maneira simples e fácil o endereço do site que precisamos. Caso contrário, teríamos que utilizar o endereço IP para acessar cada página, ou seja, em nosso caso usaríamos HTTP://173.194.118.11 ao invés de HTTP://www.bomnegocioafiliado.blogspot.com.

     Além de ser incômodo, isso iria contra todos os seus esforços de marketing e contra todos os esforços de posicionamento do seu site nos buscadores. Como? Se for complicado encontrar sua página na internet, dificilmente você conseguirá realizar vendas.

         O seu domínio também te ajudará a ter contas de e-mail associadas a ele. Por exemplo: você@suaempresadigital.com.br. Isso será útil para fazer com que o cliente identifique rapidamente quem é a pessoa ou empresa que envia a mensagem, reduzindo o risco de ter seu e-mail apagado por insegurança ou desconhecimento por parte do seu cliente.

         O que é um DNS e o que tem a ver com os domínios?

        O DNS é o sistema que traduz esse nome memorizável do site em uma linguagem numérica(direcionamento de IP) para poder localizar os dados do site inserido no navegador. Um mesmo direcionamento de IP pode ter muitos domínios vinculados. E é importante dizer que o nome do domínio pode permanecer intacto ainda que o site se aloje em outro servidor (indicamos ao DNS que vincule um nome de domínio existente a um novo direcionamento de IP e pronto). Seria como uma família que muda de cidade e segue tendo o mesmo sobrenome.

        Existem dois grandes tipos de domínio:
        - Genéricos: domínios genéricos independentes de uma área geográfica particular, como. Por exemplo: .com, .net, .org.

    - Territoriais: domínios associados  a um país  determinado:.ar para Agentina e .br para o Brasil. Em geral, esse domínios territoriais se somam aos domínios genéricos: .com.ar ou .com.br.

         O que significa registrar um domínio?

       Registrar um domínio significa reservar o nome dele(sempre e quando esteja disponível) para uso próprio  e único durante um período de tempo determinado. Habitualmente, o período mínimo é de um ano, algumas semanas antes do vencimento do prazo reservado, você receberá uma mensagem para renová-lo.

      Lembrando também que ao registrar o domínio você só terá direito de utilizar o nome, a parte de criar um site e contas de e-mail associadas a ele deve ser feita separadamente.

       Quanto custa registrar um domínio?

      Para registrar um domínio você deverá criar uma conta em algumas das empresas que vendem domínios e junto a essa empresa comprar um. Cada empresa pode cobrar um valor distinto por domínio e na maioria dos casos o valor do domínio vai depender de acordo com a popularidade do nome escolhido.

       O que é necessário para registrar um domínio?
         - Ser maior de idade
         - Escolher uma empresa que venda domínios
         - Verificar se o domínio escolhido está disponível
         - Fornecer seus dados pessoais ou da sua empresa
         - Determinar o período que você quer reservar o domínio
         - Pagar pelo domínio

     Alguns  conselhos  para  escolher  domínios que vão ajudar nas suas vendas.

      Um nome certo para o seu domínio pode ajudar e muito as suas vendas.        
1-   Deve ser fácil de recordar: a maioria das pessoas ignora a funcionalidade de guardar seus sites preferidos nos “favoritos” e prefere memorizar o nome do domínio, compartilhando o mesmo com alguns de seus amigos. Essa facilidade é chave e deve ser levada em conta no momento de escolher o seu domínio. Na medida do possível o domínio deve ser curto e simples. Opte sempre pela simplicidade, tenha isso em mente.

2-   Deve ser descritivo: com um domínio descritivo você ajudará seus clientes a entender do que se trata o site antes mesmo do primeiro acesso. Esses domínios costumam ser conhecidos como “ricos em palavra-chave”. Os gurus afirmam que um domínio deve conter a palavra mais importante que descreva o seu site, negócio, produto ou serviço. Por exemplo: se você tem uma padaria chamada “Roma”, ao invés de colocar o seu domínio como www.roma.com.br, coloque www.padariaroma.com.br. Desta maneira, você conseguirá mais relevância em termos de pesquisa ao incluir uma palavra chave muito procurada nos motores de busca.

3-  Tamanho  longo  ou  curto:  recomenda-se  sempre  por domínios curtos, mas lembre-se, como disse antes esse atributo deve ser combinado de maneira inteligente com outras estratégias, como ser descritivo para que funcione de forma correta. Ou seja, Observe a diferença entre os domínios www.hyfassi.com (é curto mas difícil de ser lembrado) e www.casalinda.com.br (é curto, fácil de lembrar e descritivo). Também é recomendado que o domínio tenha menos de três palavras e que o tamanho de cada palavra seja curta, por exemplo www.casaum.com.br e www.casacentoesetentaesete.com.br percebe a dificuldade que é só de lembrar e digitar então nem se fale. O cenário ideal é que o domínio tenha somente uma palavra. Infelizmente, tal característica é difícil, pois esses domínios na maioria dos casos já foram registrados e em geral têm um custo bastante alto.

4-   Deve  ser  fácil de pronunciar: sempre tenha  em mente que o seu domínio deve ser pronunciável para facilitar a vida daqueles que querem chegar ao seu site.

     Bem amigos leitores espero que esse artigo tenha ajudado vocês a entender um pouco sobre domínio.

Abraço a todos e sucesso.


P.S.: Uma dica extra: Se você quer aprender a montar um negócio lucrativo na internet como AFILIADO de produtos digitais, recomendo que visite esse link agora mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário